OUÇA A RÁDIO FULL GOSPEL

segunda-feira, 27 de junho de 2011

O HOMEM QUE DEUS QUER USAR


ESPECIAL DA SEMANA

I Timóteo 4:12-16

O grande reformador Martinho Lutero estava viajando em certa ocasião, viajava a pé e estava cansado. Então, de repente, encontrou uma casa de camponeses onde preferiu ficar ali mesmo para passar aquela noite. Era uma casa rústica e simples, porém, seu dono recebeu bem Lutero mesmo sem conhecê-lo.

Quando o dono da casa ficou sabendo a verdadeira identidade do seu ilustre hospede, não permitiu que Lutero pagasse sua hospedagem, mas em troca pediu a ele que sempre colocasse aquela casa em suas orações. Por último, também pediu que escrevesse alguma coisa na parede de sua casa para ter como uma recordação.
Lutero concordou, e escreveu: "DOMINUS SUMUS". Então, o camponês perguntou o significado daquelas palavras, ao que Lutero respondeu: "há dois significados para estas palavras. Pode significar: somos do Senhor, ou, somos senhores.

Vamos refletir um pouco sobre estas duas frases:

"Somos do Senhor" - neste aspecto, não tenho dúvidas, pois todos nós que recebemos Jesus como Salvador e fomos transformados pelo poder regenerador da Sua Palavra, pertencemos ao Senhor!

"Somos senhores" - neste aspecto tenho minhas dúvidas, pois esta expressão nos dá uma idéia de pessoas responsáveis, respeitáveis e corretas, sendo que em muitas ocasiões não temos sido assim.

Alguns podem dizer neste momento: "mas tenho tão pouca idade! Não coloque esta pressão sobre mim!"
Creio que a maturidade em certo aspecto, não tem haver com idade, mas tem haver com uma real experiência com o Senhor. Pessoas que conhecem a Deus crescem e se tornam maduras a cada dia. Analisemos este versículo: "Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, seja exemplo dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza." – (I Timóteo 4:12 )
O que chama à atenção nesta passagem é quando Paulo diz a Timóteo: "Ninguém despreze a tua mocidade", em outras palavras, "Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem". Esta palavra ninguém se refere às pessoas que caminham perto de nós, os amigos, os companheiros de escola, de trabalho, os vizinhos, os professores, os líderes espirituais e até mesmo, os nossos pais; que nenhum deles despreze você por ser um jovem! Mas este reconhecimento não se impõe, e sim, se conquista!

Exemplo de um Jovem:

Gênesis 37:1-7

Seu nome era José, o filho mais novo de Jacó.

Vs.2 - José tinha 17 anos e era o pastor principal das ovelhas de seu pai. Contava tudo para o seu pai sobre as coisas erradas que seus irmãos maiores faziam.

Vs.3 - Jacó amava mais a José que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice. Esta frase "filho da sua velhice", em hebraico possui três significados:
a)    Filho sábio;
b)    Alguém que possui prudência superior a sua idade;
c)    "Cabeça de velho sobre ombros de jovem".

Vs.7 - "...sonhei que estávamos no campo amarrando feixes de trigo, e eis que o meu feixe se levantou e ficou em pé, e os feixes de vocês se colocaram em volta do meu e se curvaram diante dele."

a) José disse que o seu feixe se levantou.

Para Deus não é problema levantar e usar pessoas; Ele faz isto com quem ele quiser, à hora e o tempo que quiser, não importando se a pessoa é pobre ou rica, se tem formação acadêmica ou não. Se Deus usou até a mula de Balaão, você não crê que Ele pode te usar? É claro que sim! E Ele está usando muitos jovens nestes dias como verdadeiros instrumentos de bênçãos em meio a uma geração corrompida pelo pecado. Glória a Deus por isso!

b) José disse que o seu feixe ficou em pé.

É justamente aqui aonde muitas vezes nós nos perdemos! Todos nós queremos ser levantados (usados). Parece ser um clamor de muitos: "Usa a minha vida Senhor!"; mas, na verdade, poucos estão dispostos a viverem em integridade e obediência!

Esta geração não vai ser impactada com eloqüentes sermões, excelentes pregações, ou com grandes shows musicais para evangelismo, etc. Esta geração só será impactada e ganha para Jesus quando eles virem em nós VIDA, e vida de Cristo! Deus quer usar vasos limpos, e não sujos!
Que seja um desafio para nós: sermos levantados por Deus, mas caminharmos em pé.

Características da vida de José.

1) Excelente mordomo.

José foi vendido como escravo por seus irmãos a uma caravana de Ismaelitas que estavam indo ao Egito, e estes por sua vez, o venderam para Potifar, que era capitão da guarda do exército de Faraó. Sendo José o mordomo de Potifar, a Bíblia diz que: "...vendo Potifar que o Senhor era com ele e que tudo o que ele fazia o Senhor prosperava em suas mãos..." - Gênesis 39:1-5.
José andava em integridade e obediência diante de Potifar, por isso prosperava, e o Senhor estava com ele. Potifar reconheceu e o colocou como mordomo de sua casa.
Assim é Deus, quando nos vê fiéis nas mínimas coisas, nos coloca sobre o muito!
"O homem fiel será cumulado de bênçãos" –(Provérbios 28:20)

2) Firme em suas convicções.

"Falando ela a José todos os dias, e não lhe dando ele ouvidos, para se deitar e estar com ela, sucedeu que, certo dia veio ele a casa, para atender aos negócios; e ninguém dos de casa se achava presente. Então, ela o pegou pelas vestes e lhe disse: Deita-te comigo; ele, porém, deixando as vestes nas mãos dela, saiu, fugindo para fora." – (Gênesis 39:10-12)

A mulher de Potifar queria se deitar com José, mas ele possuía fortes convicções, em outras palavras, era um jovem que possuía sabedoria e domínio próprio superior a outras pessoas. José era puro e reto em todos os seus caminhos, por isso, soube dizer NÃO ao pecado, e o Senhor era com ele.

Precisamos ser como José, devemos fugir do pecado e de toda a aparência do mal (I Ts 5:22-23).

3) Esperou a recompensa de Deus.

Em sua autobiografia, Luciano Pavarotti fala sobre as origens de seu talento. E ele disse: "Eu herdei a voz do meu pai, e da minha mãe, o sentimento e o romantismo da minha música". E disse mais: "Eu me trancava no quarto e cantava bem alto La Donna è mòbile. Das dezesseis famílias que moravam no prédio, quatorze delas reclamavam e pedia para eu parar com o barulho, mas continuava até conseguir alcançar o meu objetivo".

Mas com José foi diferente com relação ao que aconteceu com Pavarotti, ou seja, José não ficou sua juventude inteira dizendo: "Algum dia serei governador do Egito!" Ele deixou que Deus o recompensasse, e apenas se preocupou em andar corretamente. Então, Deus honrou José.

Portanto, não devemos ficar ansiosos, pois o Senhor vai nos levantar e nos usar poderosamente para Sua Glória. Apenas devemos nos preocupar em caminhar corretamente e em integridade sendo um exemplo em tudo! 

Pastor Joel Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário