OUÇA A RÁDIO FULL GOSPEL

DICAS DE BATERA

CONHEÇA MELHOR O SEU INSTRUMENTO

BATERIA

Conceito
A bateria é o instrumento responsável pelo rítmo, andamento, dinâmica e clareza, dando base e sustentação à música juntamente com o contrabaixo. Uma das características principais que um baterista deve ter para obter um bom desempenho é a sensibilidade.

Hoje em dia, não encontramos bateristas sensíveis, muitos deles utilizam a música para fazer "solos" o tempo inteiro, chegando a saturar o ambiente e cansar os ouvintes. Como já foi falado, a bateria é um instrumento que dá sustentação à música, onde o som deve ser limpo e agradável, fazendo com que facilite a pronúncia melódica, não encobrindo os outros instrumentos chamando a atenção exclusivamente para si. Não confunda música instrumental com música cantada! Na música instrumental, a ênfase são para os instrumentos e solos, mas a música cantada, a ênfase principal é para a melodia, portanto, não "sole na pausa"! Aprenda a andar sincronizado com sua banda!

Dinâmica

É muito importante estar atento quanto a dinâmica da música para assim saber identificar a hora de tocar um pouco mais forte ou mais suave e até mesmo fazer uma virada como chamada para início de uma determinada parte da música. Para se fazer uma virada não é necessário aplicar muitas notas. Esteja sensível ao estilo da música! Cuidado com a utilização dos pratos, pois cada um deles têm um som específico para cada parte da música.

Afinação

Outro ponto importante que não devemos descuidar é quanto a afinação do instrumento, pois um instrumento mal afinado chega a agredir os ouvidos!!! Preste atenção quanto a qualidade e o estado das peles. O baterista deve ter uma pegada firme e ouvir a todos os instrumentos, passando assim segurança aos demais componentes do grupo e principalmente ao vocal líder.

Para afinar a bateria, procure começar das notas agudas para as mais graves e por último, caixa e bumbo, onde primeiro adote um padrão com as peles resposta, deixando levemente solta para não dar tanta reverberação (vc pode soltar a pele inteira e pressionar levemente com um dedo no centro da pele, apertando só até sair as "rugas" dos cantos). Para puxar a afinação na pele batedeira solte a pele suba a afinação até chegar no ponto desejado. Obs: Sempre aperte os parafusos de afinação em cruz para não empenar o aro.

Caixa: Deixe a pele resposta um pouco apertada para dar uma reverberação melhor, utilizando afinação mais alta.

Bumbo: Deixe a pele batedeira mais solta e a resposta um pouco mais apertada com uma espuma de aproximadamente 50 / 60 cm de largura, 3 cm de espessura e que encoste nas duas peles (resposta e batedeira), ou pode ser também um cobertor dobrado.

  
BATERISTA...em tempo

1)      Procure estudar a técnica com o auxílio de um metrônomo. Lembre-se que estudar a técnica, não é a mesma coisa que estudar ritmos.
2)      Ao executar uma música, lembre-se que você não está sozinho, aplique as viradas no tempo e momentos certos. Não é necessário uma virada de quatro em quatro compassos. É importante seguir um "groove" junto com o baixista, pois são eles que dão sustentação à música. Seja um músico maduro e disciplinado!   
3)      Esteja atento ao dirigente de louvor, pois é ele quem conduz as voltas da música.
4)    Os pratos não possuem o mesmo som. Utilize-os corretamente, para não atrapalhar o desenvolvimento da harmonia.   


São apenas dicas simples que poderão ajudar aqueles que estão começando com a arte de tocar bateria.

Valeu....Mãos a obra galera!!!!